Festa dos Compadres - A guerra dos sexos?

Fevereiro 04, 2021

Festa dos Compadres - A guerra dos sexos?

Diz o ditado que rir é o melhor remédio. Uma boa gargalhada produz efeitos benéficos no corpo e na mente. Combate o stress, ajuda na circulação sanguínea, fortalece o sistema imunitário e ainda exercita o corpo através da contração do abdómen e dos músculos das costas.

Ora, como já mencionámos noutro artigo, o povo madeirense é um povo muito festeiro. Mas não só é um povo festeiro, como também tem um sentido de humor e um sentido crítico bem apurado, não fosse a Festa dos Compadres um excelente exemplo disso. Mesmo não sendo possível ir este ano a Santana para dar umas boas gargalhadas, assistindo à Festa dos Compadres, não podíamos deixar de passar em branco este evento tão característico e animado, que por motivos óbvios, não será realizado.

A Festa dos Compadres é uma curiosa tradição que teve início em Santana nos anos 50, através dum grupo de mulheres que se inspirou no “Almanaque Camponez”. Esta publicação era oriunda dos Açores e continha muita informação útil para uma terra agrícola como Santana. O almanaque também mencionava alguns costumes açorianos que incluíam a celebração de dias especiais, como o “Dia das Comadres”, o “Dia dos Compadres', o “Dia dos Amigos” ou o “Dia das Amigas”. Com base nestas celebrações, o grupo de mulheres resolveu pendurar num carvalho um compadre feito com trapos como se este tivesse sido enforcado. Tendo visto isto, os homens resolveram retaliar e elaboraram uma comadre que até teve direito a um cortejo fúnebre, dando assim origem a esta espécie de brincadeira de escárnio e maldizer entre as comadres e os compadres que perdura até aos dias de hoje.

Este evento começa duas semanas antes do entrudo, quando se penduram vários bonecos feitos à imagem de figuras políticas ou de pessoas locais no centro de Santana. Aos bonecos juntam-se quadras que satirizam pessoas ou acontecimentos políticos e sociais que, de alguma forma, se destacaram no último ano. As duas quintas-feiras que antecedem o carnaval são conhecidas como a Quinta-feira das Comadres e a Quinta-feira dos Compadres. Na Quinta-feira das Comadres, os homens vão para a rua com uma comadre (em forma de boneca, claro) e param em várias casas e estabelecimentos comerciais do concelho de Santana para ridicularizar e satirizar as mulheres, bem como vários acontecimentos sociais e políticos na Ilha da Madeira e Portugal Continental, através das cantigas e boa disposição. Na quinta-feira seguinte, antes do dia do entrudo, é a vez das comadres escarnecerem dos compadres e a presença delas é bem notada pelos petardos do fogo de artifício que lançam e pelas cantigas cheias de ironia e humor. À semelhança dos compadres, visitam as casas e estabelecimentos comerciais animando quem está no caminho. Noutros tempos as mulheres ainda elaboravam um jornal satírico que distribuíam pelas casas de Santana, mas que caiu em desuso.


Entretanto, o cortejo folião e o cortejo etnográfico têm início e desfilam pelas ruas, tendo uma comadre gigante e um compadre anão como se fossem os anfitriões do desfile. Nestes corsos animados, desfilam escolas e grupos culturais do concelho de Santana com as suas coreografias e vestimentas originais. No último dia há que dar início ao julgamento dos compadres e das comadres prevaricadores, que são acusados de vários pecados, e por isso, condenados ao fogo em praça pública.

Esta festa simboliza o início das festividades do carnaval na Madeira e à primeira vista parece mesmo a guerra dos sexos, mas tudo não passa duma brincadeira saudável em que a ironia e a crítica às mulheres e aos homens, e à sociedade em geral, são bem recebidas pela população, pois tudo é bem recheado de humor. Nestes dias vivem-se momentos de descontração e dão-se boas gargalhadas, porque rir é de facto o melhor remédio e uma excelente terapia.

#festacompadres #santana #comadre #compadre #carnaval #animacao #ilhamadeira #rir #mavipp



  • Qualidade vs Preço
    Qualidade vs Preço

    O preço é importante: Oferecemos a melhor combinação custo benefício.

  • Apoio ao Cliente
    Apoio ao Cliente

    Os nossos empregados são os melhores: Temos sempre alguém para esclarecer as suas dúvidas.

  • Garantia de Satisfação
    Garantia de Satisfação

    Garantimos a qualidade do nosso produto, assim como o melhor aconselhamento aumentando a satisfação dos nossos clientes.

  • Compra Simplificada
    Compra Simplificada

    Facilitamos as encomendas por telefone, whatsapp, email ou loja-online.

  • Multibanco
    Multibanco

    Efetue os seus pagamentos por multibanco.

© 2022 Mavipp - O Fornecedor de Papel, Plástico e Químicos de Machico - Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por nível criativo