Dezembro da Madeira

Dezembro 28, 2020

Dezembro da Madeira

1 de dezembro. Está aberta a época natalícia na Ilha da Madeira! E perdura até ao Dia de Reis e em alguns concelhos vai mesmo até ao dia 15 de janeiro. Esta época está recheada de costumes e tradições que refletem a importância e o envolvimento dos madeirenses, havendo muito para fazer e contar. Então o que se faz por cá?

Luzes

Tudo começa neste dia. O dia 1 é quando os edifícios, as árvores e os jardins em toda a ilha, especialmente no Funchal, são ornamentados com luzes de várias cores dando uma nova vida às noites madeirenses. Residentes no Funchal, concelhos vizinhos e ainda muitos turistas não perdem a oportunidade para ver as ruas iluminadas e comer umas castanhas assadas.

Lapinhas

É preciso armar o presépio a partir do dia 8, podendo apresentar-se sob a forma de lapinha ou rochinha. No caso da lapinha, arma-se um altar com três degraus. No cimo do degrau fica a figura do Menino Jesus em pé. Nos outros degraus ficam os pastores e várias figuras do presépio e ainda diversos frutos, searinhas de trigo, cabrinhas, brindeiros, garrafinhas de vinho e uma lamparina de azeite.

Já a rochinha reproduz o cenário do Menino Jesus na manjedoura, onde vales, montanhas e fajãs são simulados, usando papel pardo pintado com viochene em cima de diversos volumes de forma a dar o aspeto desejado. Neste cenário recria-se a paisagem da ilha da Madeira com os seus habitantes nas tarefas diárias, nos arraiais ou simplesmente na conversa.

 

Matança do porco

A criação de suínos era um importante meio de subsistência para a população madeirense, principalmente nos meios mais rurais, tornando-se a matança do porco um pretexto para juntar a família e amigos à mesa. Hoje, a tradição mantém-se e todas as partes do porco são preparadas e conservadas para se ir confecionando ao longo do ano, sendo que uma parte é para preparar a famosa carne de vinho e alhos. A matança inicia-se no dia 8 e prolonga-se pelo dia todo, num convívio muito animado entre familiares, amigos e vizinhos.

Missas do Parto

E porque de manhã é que começa o dia, é essencial ir às nove missas que começam por volta das seis da manhã. A intenção destas missas é louvar a Virgem Maria e celebrar o nascimento de Jesus, entre os dias 16 e 24. Mas não apenas as missas são importantes. No final destas, segue o momento de convívio fraterno, e a música, a alegria, a comida e a bebida estão em sintonia, juntando pessoas de todas as idades.

Noite do Mercado

No dia 23 à noite, o Mercado dos Lavradores está ao rubro. Aqui todos estão animados e encontram-se para beber cacau quente e comer sandes de carne de vinho e alhos ao som dum enorme coro que ecoa diversos cânticos natalícios. Nas ruas também há festa e barracas em vários sítios, comercializando produtos locais.

Missa do galo

Ocorre no dia 24 à meia noite nas várias igrejas para celebrar o nascimento do Menino Jesus. Esta missa junta muitos crentes e quem quiser ir, deve chegar bem cedo para que possa encontrar um lugar sentado.

Varrer dos armários

15 de janeiro é o dia de Santo Amaro (padroeiro no concelho de Santa Cruz), por isso neste dia desmancham-se as lapinhas, os presépios, as decorações alusivas ao Natal e “varrem-se os armários”, ou seja,  as pessoas juntam-se em grupo e vão pelas casas dos amigos e conhecidos, cantando, e comem e bebem o resto das iguarias da festa.

A estas tradições ainda se juntam outros eventos, como a Aldeia do Natal, organizada pela Câmara Municipal do Funchal. A Aldeia do Natal é exclusivamente para as crianças brincarem, tendo uma série de atividades natalícias para despertar o gosto das crianças por esta época.

A Avenida Arriaga, recebe barracas vendendo diversas iguarias madeirenses. Mas os acontecimentos não se ficam por aqui. Na Praça da Restauração é possível admirar o incrível presépio e ainda tirar fotos lindíssimas ou apreciar os diversos concertos natalícios que vão decorrendo em vários pontos da cidade.

Todos estes eventos são, este ano, vividos de forma mais caseira e sem grandes grupos de pessoas e ainda tendo cuidados que seriam impensáveis no ano passado. Mesmo assim, há que desfrutar de todas estas vivências de forma mais recatada e com os que são mais queridos, acreditando sempre que no próximo ano será melhor.

#natal #luzes #missagalo #missasparto #meninojesus #matancaporco #aldeiadonatal #lapinhas #presepio #noitemercado #mavipp #covid19 #ilhadamadeira #funchal



  • Qualidade vs Preço
    Qualidade vs Preço

    O preço é importante: Oferecemos a melhor combinação custo benefício.

  • Apoio ao Cliente
    Apoio ao Cliente

    Os nossos empregados são os melhores: Temos sempre alguém para esclarecer as suas dúvidas.

  • Garantia de Satisfação
    Garantia de Satisfação

    Garantimos a qualidade do nosso produto, assim como o melhor aconselhamento aumentando a satisfação dos nossos clientes.

  • Compra Simplificada
    Compra Simplificada

    Facilitamos as encomendas por telefone, whatsapp, email ou loja-online.

  • Multibanco
    Multibanco

    Efetue os seus pagamentos por multibanco.

© 2022 Mavipp - O Fornecedor de Papel, Plástico e Químicos de Machico - Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por nível criativo