Corrida de São Silvestre Suspensa

Dezembro 29, 2020

Corrida de São Silvestre Suspensa

Entre 314 e 335 a Igreja Católica foi governada por um Papa chamado Silvestre, altura em que o imperador Constantino I declarou o fim da perseguição aos cristãos. O Papa Silvestre I foi o grande responsável por promover a paz, e por isso, foi um dos primeiros santos a ser canonizado sem ter sofrido martírio. Morreu em 335 e foi sepultado no dia 31 de dezembro, atualmente, dia da Corrida Internacional de São Silvestre.

 Mas o culpado pela corrida de São Silvestre não foi o Papa Silvestre I, mas sim o jornalista brasileiro Cásper Líbero que deixou um grande legado na área do desporto no Brasil. Cásper   Líbero inspirou-se numa corrida chamada Marche aux Flambeaux, realizada em Paris. Com base nesta ideia, deu início à primeira corrida em São Paulo, a 31 de dezembro de 1925. Foi   batizada com o nome Corrida de São Silvestre, uma corrida de rua, em homenagem ao dia de São Silvestre. Na primeira edição e num percurso de 8 kms inscreveram-se 60 atletas, mas   apenas 48 compareceram.

 Só 20 anos depois é que a corrida passou a ter a participação de atletas internacionais e em 1967 tornou-se uma atração turística no Brasil. A partir de 1975 começou a realizar-se a versão  feminina da corrida e em 1994 foi criada uma versão para crianças e jovens entre os 4 e os 17 anos: a São Silvestrinha.

Inicialmente, a corrida começava às 23h30 para que os participantes terminassem após a passagem do ano. A partir de 1991 passou a realizar-se à tarde e o percurso foi alterado para 15 kms de distância, cumprindo os requisitos da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Por esse motivo, começou a fazer parte do calendário internacional de provas de rua. Enquanto isso, a corrida foi também aberta a pessoas portadoras de deficiência, podendo assim participar na prova.

Entretanto, foram feitos vários ajustes ao longo dos anos, já que há 94 anos a experiència não era muita. Por exemplo, os atletas não faziam nenhuma dieta especial, não podiam beber água ao longo da prova, não havia apoio especializado e o calçado e a roupa nem sempre eram adequados. Hoje, nada disso acontece e a tecnologia permite que os atletas usem chips de cronometragem.

Portugal obteve várias vitórias nesta corrida, graças a Manuel Faria (1956 e 1957), Carlos Lopes (1982 e 1984), Rosa Mota (entre 1981 e 1986) e Aurora Cunha (1988). A primeira prova realizada em Portugal decorreu em 1958 no Funchal, tendo sido adotado também o nome de Volta à Cidade do Funchal e cujo percurso atual é de 6 kms. Em Portugal Continental decorrem cerca de 40 provas espalhadas pelo país. Para que seja possível reunir o máximo de atletas e para que não decorram todas no mesmo dia, é necessário adaptar o dia e hora de cada prova, de maneira a todas terem visibilidade.

A Volta à Cidade do Funchal, decorre no dia 28 de dezembro de cada ano e desde 1997 que é organizada pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), sendo um momento esperado por muitos, juntando milhares de participantes de diferentes idades.

Num ano pandémico como este que estamos a atravessar, foi necessário adiar também a Volta à Cidade do Funchal, sendo o dia 30 de janeiro de 2021 uma data provisória. No Brasil foi  adiada para o dia 11 de julho de 2021, estando sujeita a alterações. Em Portugal Continental foi criado um formato virtual para que atletas em qualquer parte do mundo possam participar.

A Corrida de São Silvestre nunca parou, mesmo perante os duros acontecimentos como a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial. Porém, em 2020 a corrida foi  suspensa por um vírus que galgou todas as fronteiras e afetou a vida de toda a população mundial. Mas a força para ultrapassar esta prova invisível está em cada atleta e a corrida irá  prosseguir, seja de forma virtual, seja de forma presencial para o próximo ano.

#corrida #saosilvestre #voltacidade #funchal #corridarua #saosilvestrinha #atletismo #covid #mavipp



  • Qualidade vs Preço
    Qualidade vs Preço

    O preço é importante: Oferecemos a melhor combinação custo benefício.

  • Apoio ao Cliente
    Apoio ao Cliente

    Os nossos empregados são os melhores: Temos sempre alguém para esclarecer as suas dúvidas.

  • Garantia de Satisfação
    Garantia de Satisfação

    Garantimos a qualidade do nosso produto, assim como o melhor aconselhamento aumentando a satisfação dos nossos clientes.

  • Compra Simplificada
    Compra Simplificada

    Facilitamos as encomendas por telefone, whatsapp, email ou loja-online.

  • Multibanco
    Multibanco

    Efetue os seus pagamentos por multibanco.

© 2022 Mavipp - O Fornecedor de Papel, Plástico e Químicos de Machico - Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por nível criativo